Translate

sábado, 1 de fevereiro de 2014

UNIÃO DOS PALMARES (AL)

Cidade pólo da zona da mata alagoana, União dos Palmares é conhecida como a Terra da Liberdade. Em seu território surgiu o primeiro grande grito de esperança dos negros escravizados, vindo do alto da Serra da Barriga, onde os fugitivos dos engenhos de açúcar da região instalaram-se, a partir do século XVI, fundando a sede do Quilombo dos Palmares.
Localizado no norte-nordeste do estado de Alagoas, o município tem população estimada em 62.727 habitantes e território de aproximadamente 427 km², banhados pelo Rio Mundaú. Na cidade, resiste a comunidade quilombola de Muquém. Ocupando uma área de 20 hectares, é composta por cerca de 500 pessoas, que vivem da lavoura e da fabricação de artefatos de barro, tradição transmitida pelos ancestrais africanos.

Além do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, instalado na Serra da Barriga, a cidade possui diversas atrações turísticas. A Casa Jorge de Lima, museu dedicado ao poeta, e a Casa de Maria Mariá, instalado na antiga residência da historiadora, fazem parte do roteiro cultural de União. Cachoeiras e fauna e flora diversificadas, com trilhas em plena Mata Atlântica, completam o tour histórico-ambiental da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário